14 de setembro de 2011

O melhor bistrô de Florianópolis fica em São José

Me apaixonei! Sim… O Joy Joy Bistrot que inaugurou recentemente está arrasando corações e paladares! Ah, é de encher os olhos também…
Começando pelo começo: o lugar é divino! O restaurante foi instalado numa casa antiga, geminada, ao lado de outros tantos casarões históricos no centro antigo de São José. Uma fachada gracinha, estreita e que esconde um mundo de sabores e sensações! Quem vê a entrada não imagina o tamanho da casa, a beleza da decoração e nem sonha com o jardim aos fundos todo iluminado à noite, com uma passarela de madeira que nos guia até o mar. Lá na praia, têm-se a vista toda da beira-mar de São José e da ilha. A noite, um marzão com pontinhos cintilantes e de dia, um visual deslumbrante.
O clima do local por si só já é muito calmo e acolhedor, se não fosse ainda a comida maravilhosa.
Tive a oportunidade de apreciar um jantar todo harmonizado uma noite dessas. Foi uma orgia gastronômica! A começar pelas "3 supresas da Chef Joyce": Petit cuillière (uma colher pequena) com costela a l'anciene, cozida por dias que se d-e-s-m-a-n-c-h-a na boca e no seu caldo saborosíssimo, coberta de mostarda rústica com grãos moídos… Um Gaspacho (sopa fria) à moda Valenciana, a base de tomates e pimentão e um Carpaccio de Polvo (que nunca comi tão macio e delicioso) em emulsão de Pimientos de Piquillo ( um molho de pimentão espanhol).
Em seguida, foram servidos os pães feitos ali mesmo, um à base de água e sal, e uma Baguete Venoise à base de leite, que simplesmente se desfaz na boca, quente, recém-saída do forno, acompanhada de manteigas compostas temperadas, molinhas, que se derretiam no pão! Tudo isso harmonizado com um espumante geladíssimo!
Quando você acha que não pode ficar melhor, surgem as entradas! Sim, porque até agora foi só um aquecimento leve…
O pedi o Foie Gras poêlé em confiture de groselhas selvagens, com torrada integral também da casa. Esse prato foi o melhor da noite! São fatias de foie gras levemente selados acompanhados de uma geléia doce de groselhas… é MUITO bom! Harmonizado com Château Ramon de Monbazillac, um vinho que as uvas depois da colheita, são atacadas por uma praga a botrytis cinerea, que corrói a casca da fruta e acaba por concentrar o açúcar natural, tornando o vinho doce e perfeitamente compatível com esse prato. A sensação é de que havia um pouco do sabor do prato no vinho, e do vinho no prato. Uma delícia.
O prato principal da noite foi um delicioso Salmão em cocção unilateral na manteiga de tomilho com risoto de abobrinha verde! Delícia, delícia, delícia! E experimentei também o Ragú de ossobuco clássico com linguini… Que prato! Muito bem servido, a carne desfiada extremamente saborosa, se desmanchava na boca em contraste com a massa, perfeitamente al dente. Cada qual harmonizado com os vinhos escolhidos pelo sommelier Júnior.
Mesmo extremamente satisfeita, pois as porções são todas muito generosas, sempre há de se reservar um espacinho para a sobremesa. Como eu já havia tido a oportunidade de degustar o Mouelleux de chocolate, que é um dos melhores doces que provei na vida, um "bolo" de chocolate que de tão macio é como um mousse, aerado, leve e muito saboroso; optei pela releitura de um clássico regional (como está no menu): o Sagú de vinho ao crème anglàise.
Acho que agora esse passou a ser o meu preferido! O sagú, feito na calda de vinho branco é servido com uma bola de sorvete artesanal de uva! O crème anglàise, era aveludado, a base de ovos e baunilha, simplesmente deslumbrante! Acompanhado de um Moscatel, e o Mouelleux, acompanhado de um vinho do Porto que nunca tomei igual Tawny 10 Years Old Alto Douro, licoroso e estupendo, servido numa tacinha linda para licor mas alta e fina como uma taça de vinho.
Todos os pratos, lindamente servidos, foram ou decorados ou temperados usando ervas, flores e folhas cultivadas na horta orgânica do bistrot, que pode ser vista no jardim nos fundos. Detalhes assim, fazem toda a diferença…
Definitivamente o local e a comida fazem de qualquer jantar uma noite especial.
Foi uma noite inesquecível, e com certeza a primeira de muitas! Fiquei realmente encantada com o conceito do local, os sabores, a atmosfera e acho que tudo isso é fruto da paixão que a chef Joyce têm pelo que faz!


Joy Joy Bistrot
Gaspar Neves, 3153
Centro Histórico de São José




2 comentários:

  1. lugar maravilhoso,já vale visitar pelo local
    gastronomia incomparável.

    juliana- EMPÓRIO DA PRAÇA

    ResponderExcluir
  2. Realmente "as experiencias" com o Joy Joy foram ótimas. Vale apreciar o happy hour com um cardápio de cervejas diferenciado e aproveitar para um fine dinner.

    ResponderExcluir