25 de fevereiro de 2011

Comidinhas: Pastéis de Nata

A foto não faz jus à estas delicinhas… Um creme delicado de ovos geralmente servido de quentinho a morno, envolto por casquinhas folhadas crocantes que se desmancham na boca!

Às vezes nem acredito que achei um lugar aqui na ilha onde posso encontrar esse doce tão gostoso e difícil de ser bem feito, todos os dias da semana (exceto segunda-feira) num restaurante de buffet.
A dona, uma portguesa (com certeza), prepara essa especialidade com tal maestria, que eu diria que é o único que eu comi até hoje que realmente lembra o Pastel de Belém. Não que seja essa intenção, se igualar, mas que é gostoso demais isso é!
Lá você encontra as duas versões do pastel, o de nata que é o tradicional e o de amêndoas, com recheio de uma espécie de pasta de amêndoas no lugar do creme de nata. Vale três reais e alguns centavos cada, e sempre saem diversas fornadas para o horário do almoço. O buffet também é saboroso, e sempre conta com 2 a 3 tipos de batata rosti muito gostosas. É um almoço agradável e com um final arrebatador. Para os mais gulosos, tipo eu, vale uma embalagem para viagem com 4 ou 5, pro café da tarde. Mas quentinho quando sai na hora direto do forno, não tem igual.
Se você se apaixonar e decidir atravessar o oceano para experimentar o verdadeiro Pastel de Belém em Lisboa, vai fundo. É uma das melhores - senão a melhor - atrações da cidade. Aquele lá não tem igual. Você pede o primeiro, meio desconfiado e depois de se d-e-l-i-c-i-a-r, vai pedindo de 6 em 6! Não é à toa que ficou mundialmente conhecido, mas eu garanto, é tudo e mais um pouco do que falam.
O lugar é sensacional, com um letreiro na fachada "A Única Fábrica de Pastéis de Belém". Está aberta desde 1837, com essa maravilhosa receita secreta. Não podes perder!


Se estiver por cá:
Bistrô Varanda
Rua João Pio Duarte Silva, 1197 Córrego Grande

Se estiver por lá:
A Fábrica dos Pastéis de Belém
Rua deBelém 84-92, Belém, Lisboa

2 comentários:

  1. A foto não tá das melhores mesmo, mas deu vontade! heheheheh

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus. Pastel de belém é realmente sensacional. O restaurante Varandas quebra um galho para quem não está pensando em atravessar o Atlântico.

    ResponderExcluir