22 de janeiro de 2013

Creme de Barbear com Açúcar

Comer um bom sorvete em terras brasileiras não é tão simples assim. Não temos tradição em fazer essa maravilha gelada e quando encontramos alguma sorveteria genuinamente brasileira que tenha um produto legal, os sorvetes de fruta geralmente são os mais indicados.

Mas se limitarmos o universo dos sorvetes aos que podemos comprar em potes de litros, em qualquer super mercado, aí mesmo que a coisa fica feia.
As marcas que estão disponíveis por aí, nesses freezers mal regulados diga-se de passagem, onde frequentemente se compra sorvete re-congelado ou completamente mole, definitivamente não prezam pela qualidade. Posso citar dezenas que sorvetes ruins tais como Kibon e Nestlé, que não passam de "creme de barbear com açúcar" como ouvi um tempo atrás de um italiano reclamando! E haja açúcar, gordura e ar! E nada de sabor...

O que fazer? Apelar para o maravilhoso Häagen-Dazs?! Sim, qualquer um... Dulce de Leche imbatível, Chocolate Belga, Baileys, o incrível Caramel Biscuit & Cream... Esses eu realmente recomendo. É possível encontrar sempre no Hippo Supermercados e no Angeloni também, porém com menos variedade de sabores e com oscilações absurdas nos preços, que vão de R$16 a R$23 o pote de 470ml. Mas vale cada bola. Ao lado, uma edição limitada que infelizmente não existe mais... Sorvete de cheesecake de Limão Siciliano! Loucura... O sorvete em si era suave, de cheesecake cremoso, e você encontrava pedacinhos que se desmanchavam da massa de torta e rajadas de limão... hmmmmm...

Uma outra marca bem interessante também, encontrada agora no Angeloni é a Siviero Maria, com um valor mais amigável, não tão escandalosamente bom, mas gostoso também. É italiano, e tem sabores bem diferentes: limão siciliano (cítrico até demais), pistache (uma delícia!), tiramisu, pannacota, amarena, etc... Eles vêm com cobertura e pedacinhos dos ingredientes, como por exemplo o de pistache tem pistaches em cima, de chocolate tem raspas de chocolate e calda, e por aí vai.


Dos mais industrializados e que não são originais daqui, recomendo também os picolés "do ursinho", aquela marca que tem um ursinho branco, o Gelato Diletto, de SP. Se você ver esse freezer em algum estabelecimento, como La Padá e restaurantes à quilo, experimente. São como sorvetes cremosos no palito, em quase nada lembram picolés duros e com mais água que sabor. São feitos com matéria prima italiana, e muito muito macios e cremosos. Uma delícia é o de Iogurte com Limão e qualquer um que tenha casquinha de chocolate belga! A Diletto possui potes de sorvete em "massa", mas aqui em Floripa ainda não encontrei um local que vendesse. Vi em Curitiba, no Lucca Café e sei que até pouco tempo atrás, na Lá Padá as sobremesas que vinham acompanhadas de bolas de sorvete, o sorvete era Diletto.

A busca por essas delícias geladas continua...

Fazendo um adendo: Sugestão de picolé de fruta saborosíssimo bem brasileiro e apropriado para o verão é a marca Sabor do Cerrado. Uma variedade enorme de frutas brasileiras de várias regiões que não encontramos aqui outros picolés assim: Cagaita, Cajá, Caju do Cerrado (delicioso e com uma cor avermelhada), Gabiroba, Jabuticaba, Melancia, Tamarindo, Taperebá, Umbu, etc. A lojinha fica no Sta. Mônica mas têm distribuição no verão apenas, em carrinhos na praia de Jurerê.

Sabor do Cerrado
Madre Benvenuta, 1584 - Santa Mônica


2 comentários:

  1. Pegou leve Marina. A conclusão é que, se o Haagen-Dazs ficou caro, aproveitemos a boa safra das sorveterias de Florianópolis. Eu voto no sorvete de Yakult do Max. Páreo-duro com o Dulce de Leche com Nozes do Seu Bernardo.

    ResponderExcluir
  2. Na Cantina Sangiovese tem o Dilleto de massa como sobremesa. Muito <3

    ResponderExcluir