6 de abril de 2011

Amala! Pazza...Pizza…Amala!

É com um título bem passional e eu diria até dramático, que inicio esse post, que vem a tratar da melhor pizza que eu já provei. Com muito carinho também, pois foi um dos motivos para iniciar esse blog, já que inúmeras vezes indiquei essa pizza à amigos e expliquei tim-tim por tim-tim onde fica, como é, etc… sempre tentando transmitir a alegria de comer essa maravilha italiana. Mas sempre alerto para o fato de que você não vai encontrar nesse local pizza de strogonoff de carne, ou de coraçãozinho, ou pizza de creme de milho. É outro conceito, outra história.
Demorei para falar dela porque eu ficava sempre dependendo de ter uma foto bacana para postar e ai eu pensava: "Da próxima vez que eu for lá, eu levo a câmera". Depois de muitas vezes esquecer a câmera, pelo menos uma foto do celular já me faria feliz. Várias pizzas depois, eu me lembrava de bater a foto e já era tarde demais, quando eu lembrava o prato já estava vazio! Então, eu vi que não ia bater essa foto nunca… e quando a pizza chega, não tem pra ninguém!
Bom, estou falando de uma modalidade de pizza que nunca antes desembarcara nesta ilha. Estou falando da "vera pizza italiana". Estou falando de uma massa crocante e macia ao mesmo tempo (nem preciso dizer que é fina), uma textura deliciosa saída do forno a lenha, leve, com uma fermentação natural, saborosa, feita com uma mistura de farinhas selecionadas criteriosamente por um pizzaiolo apaixonado, un siciliano vero! Sto parlando di uma mozzarella suave, macia e muito gostosa, que repousa num molho de tomate de verdade, simples e esplêndido. O restante fica por conta do cardápio magnífico, mas a minha preferida não vai muito além de massa, queijo e tomate, e indico: A Napoletana.
Paolino preparando a massa.
Retirado de: www.paolinobucca.com
Nada de rodela de cebola cobrindo o que chamam de queijo (aquele chilete amarelo) com ovo cozido e sei lá mais o que, que normalmente se encontra em pizzarias por aí… Apenas alguns filleti de aliche (peixinho em conserva de sal ou azeite) deliciosamente deitados sobre a mussarela. Um bom fio de azeite trazido da Itália, e pronto!
O cardápio é recheado de delícias, simples, muito bem feitas, servidas num único tamanho e sabor ( não fazem meio a meio, e é perfeito para comer a dois). Se você der sorte (não tem dia certo), poderá provar um pão delicioso assado em forno a lenha feito com a massa da pizza para comer com azeite e balsâmico e uma saladinha. Faz sucesso a Milano, que leva o nome da casa, com tomate cereja e mussarela de búfala; a 4 Stagioni; e o Tronchetto ( tem mesmo o formato de um tronquinho)  massa da pizza enrolada, recheada com mussarela, gorgonzola e tomates cerejas, parma e rúcula, quase um rocambole de pizza. Entre outros sabores, também se destaca uma pizza especial, mussarela, creme de balsâmico e carpaccio colocado depois da pizza ir ao forno. Sensacional.
Os diferenciais desse lugar são que os ingredientes são de excelente qualidade, o know-how de produção da massa, de como abrí-la, o forno construído ali e as combinações de sabores muito bem orquestrados. E o mais importante, apesar de eles terem entrega e embalagem para levar para casa, o ideal é comer ali mesmo, na hora que a pizza sai do forno! É outra coisa!
Focaccia de Nutella com chantilly.
Retirado de: ricardosallesferreira.blogspot.com
 As sobremesas são deliciosas, também todas feitas ali mesmo com receitas próprias. Para minha surpresa eles têm uma "pizza doce" mas chamam de Focaccia, pois não leva queijo, é apenas a massa deliciosamente crocante e uma camada perfeita de nutella. Acompanha um pote de chantilly também preparado ali, e tudo salpicado de cobertura de chocolate e açúcar de confeiteiro para decorar (e dá uma textura gostosa). As outras sobremesas são muiiiito boas, e é difícil escolher! Tem a Caprese, uma torta de chocolate feita com farinha de amendôas que pode ser acompanhada de sorvete de baunilha.Tem petit gateau com sorvete, torta de maçã, e um delicioso Tiramisu, o doce com café, vinho e chocolate originalmente com camadas de mascarpone, mas aqui numa versão com creme batido. O cardápio ainda traz cafés e uma carta de vinhos.
Tudo isso num ambiente muito legal, no antigo Café Macchiato, na Bocaiuva, onde você pode sentar e ficar "olhando o movimento" como diz o manezinho… O legal dali também é a trupe italiana, encontrar o pizzaiolo campeão mundial de pizza acrobática Paulino, o Franco e a Greice, a Sol e o Marlon, anfitriões de primeira, que fazem desta casa um local único e muito especial aqui na ilha.


Ciao!
Pizzeria Milano
Rua Bocaiuva, 2226 - Centro

3 comentários:

  1. Ótima indicação. Um lugar para ver italianos loucos brigarem e cozinharem a deliciosa pizza. Ah, a pizza. Excelente. Local ideal para bater um papo e comer bem. Reservado. Divertido. Dando sorte, tem apresentação de pizza acrobática pelo Paolino.

    ResponderExcluir
  2. Delicia Marina, Bea ja tinha me falado dessa pizzaria e eu fiquei com agua na boca. Vou conferir!
    De quebra ja te deixo a indicaçao de um restaurante na lagoa, chamado Mar Massas, que é simplesmente sensacional. A chef faz tudo ela mesma desde as massas até os molhos, tudo fresquinho e delicioso. Comida tipica italiana de qualidade :D

    ResponderExcluir
  3. Pizza de sabor suave, com uma massa que não nos deixa enfastiados. A carta de vinhos muito auada aos sabores servidos e ha o chopp não filstrado e desno que é extremamente bem tirado. Marina descreve perfeitamente esse local de bom gosto, preço justo e com a alma italiana.

    ResponderExcluir